educação na China





Tenho visto pelas redes sociais um monte de “Memetentativas” sobre o quanto os chineses estudam, frases como “enquanto você está na internet tem um chinês estudando”. A intenção destas críticas é dizer que o chinês é mais eficaz que o brasileiro por causa da educação chinesa, que seria melhor. Por isso resolvi dar a minha visão sobre o que tenho visto da educação aqui na China, como tenho filhos, já pesquisei algo sobre isso.

 A escola aqui realmente não é vista como no Ocidente, ela é também uma forma de terceirizar a educação que a família não quer dar, e isso é o sonho de todos os governos autoritários. Os filhos são criados pelos avós até os 3 anos, enquanto os pais trabalham . A partir daí, a criança é enviada para a escola onde existe pouco estímulo para a criação (ou criatividade), tudo se resume ao material didático já definido (livros, acredite, desde os 2 anos) e decoreba e mais decoreba. O chinês é pouco ou nada estimulado a criar, questionar ou pensar por si só. Isso gera profissionais pouco dinâmicos e sem nenhuma iniciativa, mesmo médicos são incapazes de tomar uma decisão urgente, sem antes consultar seus superiores. O fato é que ninguém quer ser o responsável se der errado, não há uma crença no potencial, só no que foi ensinado, pré definido.

Voltemos a escola, que também é uma forma dos pais se livrarem dos filhos, as atividades começam antes  das 7 da manhã e vão até as 6 da tarde. Tudo começa no pátio, para atividade física e dança, querendo ou não vão ter que imitar as professoras nas danças, as vezes para os meninos um pouco constrangedor, mas isso pode ser relevado. Depois são enviados para a classe onde vão ser introduzidos a prática do decoreba, o único método de ensino conhecido na China, a teoria das múltiplas inteligências passou longe daqui. Como o mal rendimento do aluno é uma vergonha também para o professor, em muitos casos, o professor vai falsificar o rendimento do aluno, dando as respostas pros testes para serem decoradas, mas nunca coladas, prática já constatada mesmo em faculdades chinesas.

Na escola, em muitos casos,  estarão em regime de internato, lá ficam de segunda a sábado. Aos domingos são enviados para casa para as seções de “super estímulo”, classes extra curriculares: Piano, Balé, Natação, etc para se livrar da criança mais uma vez; e um jantar em família no final do dia para enfim, o pai se “livrar” do menino novamente. Dias em família mesmo, só no ano novo chinês, duas semanas dos pais com os filhos, cena rara e até bonita de se ver.

Não sei o resultado negativo da decoreba nas áreas de Exatas, mas no campo das Humanas, o decoreba aprova, mas não tem utilidade prática aos alunos, já que em Geografia e História são egocêntricos, se afogam no completo desconhecimento do que os rodeia, afinal China significa “o reino do centro”, “não precisamos conhecer mais ninguém a não ser a nós mesmo”; seus milhares de anos de histórias “sempre vitoriosos” são o suficiente para se sobreviver e montar ‘I-pads’. O Brasil é um país “entre o norte da África e a Europa”, e claro, falamos espanhol; mesmo os EUA, as vezes são citados por chineses como uma “nação européia”, acho que América ainda não foi descoberta para eles.

Nas escolas chinesas não há psicologia ou pedagogia para a disciplina, o que coloca os alunos na linha ainda é a régua ou um tapa na nuca. Mesmo filhos de estrangeiros apanham e levam “reguadas” dos professores que, diga-se de passagem, não tem coragem de levantar um dedo para seus próprios filhos. Porém, saiu da linha, não respondeu certo ou não ouviu o professor, “dá-lhe nele”.

Dizer que deveríamos imitar a educação chinesa é um equívoco imenso, sendo que eles mesmos querem enviar seus filhos para a Europa. O governo daqui realmente dá um show no do Brasil em investimento na população, isso é verdade, mas ainda são mais de 100 milhões de analfabetos (se é que é possível ensinar um chinês a ler 100% de mandarim já que ele teria que aprender todos os caracteres existentes, impossível!!).

Pior do que o Brasil em investimento, só mesmo a África, no resto do Mundo não se rouba tanto, nem se cobra tanto imposto e se investe tão pouco. “Mas eu ouvi do Fantástico que a China é o lugar onde mais se fala inglês no mundo!!”, por favor, são 1 bilhão e meio de pessoas tentando falar inglês pra crescer na vida, sendo que o que se fala nem seria considerado inglês fora daqui.

Não digo que a China não dá exemplo pro Brasil em muitas coisas, mas até mesmo pela cultura, a educação vai demorar a ser uma dessas. Devemos copiar o fato de eles copiarem tão bem, há 10 anos atrás eles não tinham nenhuma marca de carro, copiaram e em pouco tempo vão ser potência, o Brasil protege demais as marcas estrangeiras. A administração pública chinesa é um modelo de boa distribuição de renda, incentivo ao pequeno empresário, estrutura de cidades com pouco desvio de verba, com poucos impostos e muito dinheiro rolando no comércio (mesmo que esteja superaquecido). E menos impostos também significa preços mais competitivos, como são os chineses, se os preços daqui subirem todos os empresários que conheço iriam embora para outros mercados mais organizados. A razão para o sucesso chinês são os preços e as cópias, não o sufocante sistema educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário