Dicionário do Ano Novo Chinês



Calendário Lunar – É o calendário usado culturalmente pelos chineses. Assim como os judeus, os chineses usam para marcar as estações (e seus quatro grandes festivais ligados a elas), e na prática é somente pra isso, no cotidiano eles usam o Calendário gregoriano (o mesmo usado no Brasil), apesar de não haver nenhuma comemoração ligada a este calendário ou a virada no dia 1º de Janeiro. Todos os demais sistemas da China, como o financeiro, se movem pelo calendário gregoriano.

Wikipédia: O calendário chinês é lunissolar. Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), são acrescentados a cada oito anos noventa dias ao calendário, ou, aproximadamente duas lunações. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar.

Em 23 de Janeiro de 2012 entramos no ano 4710 do calendário chinês.

Ano do Dragão

Em 23 de janeiro de 2012 entramos no Ano do Dragão. São doze os animais do horóscopo chinês, apesar da maioria ser ateu, o povo chinês é muito supersticioso e muitos acreditam que nascer em anos “especiais” como Dragão ou Porco podem trazer sorte ou prosperidade. Ter um filho, por exemplo, no ano do Dragão pode custar até 30% mais caro. O povo chinês é tão familiarizado com o Zodíaco chinês que é comum alguém saber com precisão a idade de outra pessoa apenas perguntando qual é o “seu” animal.

(rato), "niou" (boi), "hu" (tigre), "tu" (coelho), "long" (dragão), "she" (serpente), "ma" (cavalo), "yang" (carneiro), "hou" (macaco), "ji" (galo), "gou" (cão), "zhu" (porco).

Ano Novo Chinês

É a virada no primeiro dia da lua da Primavera.

Festival da primavera

Na prática são duas semanas de comemorações pela entrada na primavera.

Tradições

Indo a um almoço na casa de um amigo chinês:
Ao contrário dos casamentos, onde o ‘HongBao’ (envelope vermelho contendo uma quantia em dinheiro) é dado aos noivos, no Festival da Primavera os presentes ou o envelope é dado pelos mais velhos aos mais jovens, por isso, se você for convidado para ir a algum almoço na casa de um amigo chinês nesta época não leve presentes ou dinheiro, pode ser muito constrangedor para uma pessoa mais velha receber isso.
Dicas: Se quiser levar algo, frutas são sempre boas, laranjas de preferência, que acrescentem a ceia ou não, segundo o desejo do anfitrião, aos vizinhos é interessante também. Se houverem crianças na casa (a partir dos 3 anos), é possível colocar algum dinheiro num envelope vermelho (sempre vermelho, Branco significa morte) e dar a criança, a quantia não precisa ser alta, talvez 50 kuais estão ok, isso depende da cidade ou da classe.

Mensagens simples:

Feliz Ano Novo: 新年快乐!(Pode ser usada também para o ano novo gregoriano)
Feliz Festival da primavera: 春节快乐!
Ou os dois: 祝你春节快乐!新年快乐! (Te desejo um feliz Festival da Primavera! Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário