A China e o “Sal contaminado” do Japão.


A mais nova histeria aqui na China é correr para os Supermercados e limpar as prateleiras de SAL, isso mesmo, SAL! Está rolando o boato de que o “Mar está contaminado” por causa do acidente na usina nuclear do Japão e agora já não há mais Sal nos mercados chineses, até mesmo grandes Redes como Metro, Wal-Mart ou Carrefour já sofrem com a falta do “valioso pó branco”, um pacotinho que custava RMB 1,50 agora está valendo RMB 15,00, tem chinês saindo com 100 quilos de Sal nas costas por causa da “Pseudocontaminação”. As autoridades chinesas já disseram que tem reservas de sal suficientes para três meses e que não há risco de contaminação em águas chinesas.


Outra vertente para o “surto do Sal" é a de que os chineses estariam buscando o Sal como um “antídoto” contra a radiação, por causa do iodo, mas isso teoricamente só funcionaria no caso do Sal iodado, mas o que se vê nas ruas (mesmo nas províncias do sudoeste chinês) é a busca por qualquer tipo de Sal.


Além da Farra do Sal nos supermercados, muitos chineses tem tomado capsulas de iodo, que se diz ter condições de prevenir contra algum tipo de contaminação nuclear, mesmo com as autoridades alertando que isso não é necessário na China.

Essa é só a primeira das histerias que vai rolar por aqui com esse acidente nuclear no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário