Promessas da China à Dilma


A Palavra não vale tanto na China. Ao contrario da crença popular de que “um aperto de mão e a palavra um asiático valem mais do que mil contratos ocidentais” os chineses não são necessariamente pessoas de palavras só “por serem chineses”, assim como no Brasil temos aqui pessoas honestas e uma massa de demagogos, que não hesitaram um segundo em fazer uma promessa para ganhar um sorriso. Os contratos aqui são tão, ou mais importantes do que no Brasil e por isso as promessas feitas pela Foxconn e outros de que serão feitos investimentos de Bilhões no Brasil não valem tanto, teremos que esperar muito para ver, principalmente a Foxconn, cujo presidente disse à algum tempo atrás que “brasileiro para de trabalhar quando ouve a palavra futebol”, o mesmo que sugeriu que o brasileiro preguiçoso só pensa em dança e que a única vantagem do Brasil é ter o Rio Amazonas para “gerar eletricidade”, claro que esses comentários são de um “cabeça de bagre” que visivelmente não conhece nada da geográfica ou cultura brasileira, mas convenhamos, é um “cabeça de bagre” com o poder de investir BILHÕES onde quiser no mundo, e por isso eu ouso dizer que 90% das promessas feitas a presidente Dilma não vão sair do papel, principalmente porque estamos falando de promessas chinesas.

Já me cansei de ouvir reclamações de empresários brasileiros que não querem intermediadores ou tradutores de que as mercadorias chegam quebradas, trocadas, de que os chineses não cumprem os contratos. Isso não faz os produtos chineses deixarem de ser lucrativos, até mesmo porque entre um calote e outro o lucro ainda é imenso, principalmente porque não há como os produtos brasileiros SOBRECARREGADOS de impostos (aumentados ainda mais pelas administrações irmãs PSDB e PT) competirem com os chineses, mais baratos e vamos deixar o “bairrismo” de lado, claramente com uma tecnologia até melhor do que a brasileira, apesar de ter muita porcaria também.

O fato é que promessas não valem dada aqui, isso a diplomacia brasileira deveria entender, a “Senhorinha” Dilma deveria seguir o exemplo chinês:
1- Fortalecer a educação e a pesquisa nas universidades, principalmente de tecnologia.
2 - Diminuir a carga tributaria e os custos de produção, incluindo o transporte, melhorando as vias e baixando o custo do combustível, a gasolina na China é quase de graça e no Brasil onde nós temos auto suficiência de petróleo estão pensando em aumentar ainda mais!!! Como?!!!
3 - Motivar a criação de mais pólos industriais fora de São Paulo.
4 - Motivar e proteger a industria nacional aumentando a carga tributaria dos produtos chineses ao invés de “socar” IOF em cima de nós e cobrar imposto de renda em cima de pessoas que ganham 3 SALARIOS MINIMOS, que teoricamente deveria ser o salário mínimo.

Aqui na Ásia ninguém está afim de cumprir promessas, eles tem mais de 1 Bilhão de pessoas para abastecer num mercado interno cada vez mais consumidor, não precisam de nações como Brasil, que enxergam como sendo qualquer país da África. Alguém acredita mesmo que o IPAD vai ser produzido no Brasil?! E se for, alguém acredita que o governo vai deixar ser barato?! Eu digo para você leitor, que o governo brasileiro vai “enfiar” imposto neste produto e vai continuar sendo mais barato comprar nos EUA quando você for de férias a Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário