Ano Novo Chinês - A Febre que o Capitalismo não conseguiu matar na China


O chinês comum passa 100% do tempo pensando em dinheiro, a maioria pensando em como adquiri-lo de forma legal, e uma minoria (que na China são milhões) maquinando como podem conseguí-lo “passando a perna” em alguém. Apesar do expediente diário não ser tão longo aqui na China, geralmente o comercio abre as 10he fecha as 17h, não existe “dia santo”, tudo funciona de domingo a domingo, inclusive bancos e empresas maiores.
No entanto, quando o Calendário Lunar diz que o ano vai virar, geralmente em fevereiro, o Ano Novo China (ou Festival da Primavera) provoca uma verdadeira febre no chinês, não se pensa em mais nada, dinheiro, trabalho, estratégias, trapaças, tudo isso é esquecido, agora só se planeja voltar para a “LaoJia” (Terra Natal), idéia fixa que provoca a maior movimentação humana no Planeta. É o “Natal” chinês! As cidades se transformam em formigueiros humanos antes do feriado, todos só pensam em gastar.  Consumir é o passatempo da nova classe média chinesa e o Festival da Primavera é o momento perfeito para receber os parentes e mostrar o quanto você pode gastar, o importante é esbanjar .
No meio de toda esta “gastança”, como um 'restaurante fechado para a hora do almoço', algumas empresas chinesas, descoordenadas e sem orientação comercial chegam a fechar suas portas, dispensam seus funcionários alguns dias antes do feriado para retornar a sua Terra Natal, perdem milhões na loucura de gastos pré feriado.
Oficialmente, o governo só dá 3 dias úteis de feriado, mas isso é amplamente ignorado pelas empresas e pelo comércio, ao contrário do Brasil, as empresas aqui geralmente dão muito mais do que o governo exige, normalmente fecham suas portas por UMA SEMANA, mas muitas liberam seus funcionários por duas semanas ou até mais, a falta de padrão se deve ao fato da dispensa vir da cabeça de cada patrão, muitas vezes é possível ligar para uma empresa e descobrir que mesmo depois do feriado os funcionários não tem a mínima noção de quando vão ter de volta um gerente ou funcionários de cargos essenciais, a resposta é sempre a mesma “ele foi pra sua Terra Natal e ainda não sabemos quando volta”.
Toda falta de padrão nas folgas, enfim, a “avacalhação” geral (que muitas vezes até lembra a época de carnaval do Brasil) deixa até empresas estrangeiras “na mão”.  Quem deseja fechar negócios de milhares ou milhões de dólares, mesmo dez dias após a virada do ano chinês não conseguem fazer contato com  companhias exportadoras, fato que dá um nó na cabeça dos estrangeiros que não tem a mínima idéia do que está ocorrendo na China. Exceção aqui somente as empresas multinacionais, Montadoras, Macdonalds, Carrefour, Wallmart, etc, se recusam a entrar nesta histeria e não fecham as portas um dia sequer. 
O Grande 'Show'
Quando você não está sendo afetado por tudo isso, o Festival (Ano Novo) é maravilhoso de se participar e observar, as famílias se reúnem praticamente todos os dias para jantares alegres, como são milhares de família em cada grande cidade, os fogos são realmente um show', não são como no Brasil onde se diz “nossa, esse ano vão ter 15 minutos de fogos”, não, aqui os fogos começam com todo vigor as 7 da noite e vão com o mesmo vigor até a meia noite; as ruas ficam repletas de pessoas soltando fogos, e quando falo fogos, não estou falando daqueles “rojões”  que soltamos quando o Brasil ou o Cruzeiro ganha um campeonato, falo de lindos e grandes fogos. Quando tudo acaba não é possível ver sequer uma estrela de tanta pólvora no ar, como o importante é o visual e em parte o barulho,  não vamos nem comentar as centenas de pessoas mortas em acidentes com os fogos e a poluição que causa e apenas ressaltar a beleza da comemoração, para aqueles que gostam de fogos, não há festa igual no Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário