Carteira de Motorista na China






Para aqueles que são “loucos o bastante” para querer dirigir na China, aqui vai um post sobre isso:

O formato do processo e os dados são baseados na experiência que tive em Kunming, mas pelo que ouvi de amigos, em outros lugares da China é bem similar, vou postar os nomes dos exames e lugares em Kunming (Yunnan), isso pode ajudar a encontrar também em outras cidades, assim como no Brasil DETRAN é DETRAN em todos os Estados.


Todo o processo é feito no:
昆明市公安局车辆管理所 
(kunMingShi GongAnJu ChelianGuanliSuo)
车辆经济开发 (Chelian JinQiao KaiFaQu)
开路12 (JinKaiLu 12hao)
电话:0871 7268487

1º Passo: Tradução da CNH. Eu fiz uma tradução em casa mesmo, em inglês e chinês, chegando lá, eu fiz uma declaração em chinês de que a tradução era compatível com o original.
* Isso só foi aceito porque a minha carteira é brasileira e o órgão oficial de traduções em Kunming não tem tradutores para esta língua. Se sua carteira estiver em inglês, você deverá ir a este órgão antes e pedir essa tradução.
** Se o “Detran” da sua cidade na china não aceitar sua tradução, requisite a carteira Internacional no Brasil e faça a tradução para o chinês no órgão oficial.

2º Passo: Exame médico. É um exame muito simples, que é feito em 10 minutos, mesmo se for cego de um olho você irá passar (literalmente).
Custo: RMB 12,00.

3º Passo: Cadastro. No mesmo dia do exame no 公安局车辆管理所, faça já o cadastramento de seu processo
O que levar:
§  3 fotos.
§  Original e copia da primeira pagina do passaporte, visto e ultima entrada.
§  Original e cópia do registro na policia.
§  Exame médico.
§  Nome em chinês.
Custo: RMB 60,00 (Valor referente ao primeiro teste).
* Não é obrigatório comprar o livro do exame teórico, pois ele só vem em chinês.




4º Passo: Exame teórico. Em Kunming os testes teóricos são feitos todas as Quintas feiras, sempre as 9h da manhã. É possível fazer o teste em inglês.

Para motoristas habilitados em seu país de origem não é necessário fazer o teste prático, então se for aprovado no exame teórico, a carteira de habilitação chinesa estará na mão.

3 comentários:

  1. Bom dia! Tudo bem?
    Você poderia me dizer se esses processos ae na China são validos com a PPD (Permissão para dirigir - carteira provisoria)? Ou eu teria q ter em mãos a CNH mesmo?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já conseguimos fazer esse processo com PPD sim, mas isso depende de cada detram aqui na China. De qualquer forma, se algum não aceitar, vc pode tentar o processo em alguma cidade que alguem aqui já conseguiu.

      Excluir
  2. Olá,

    muito boas as informações. Estou em Shenzhen e o processo é bem parecido para tirar a CNH. Você poderia, por favor, me mandar a sua tradução da CNH nacional para eu usar como modelo para minha tradução? Meu email é eduardo.cheng@qq.com

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir