Vistos China

O visto de turista (L) - Em geral é de 30 dias, requer a passagens de entrada e saída da China (não necessariamente para o país de origem).
Extensão de visto: Caso o tempo concedido seja insuficiente é possível pedir uma extensão do visto. Para isso é necessário ir ao PSB (PSB significa "Public security bureau", é o Departamento de Segurança deles) de qualquer capital chinesa, com duas fotos, passaporte, registro da policia e preencher o formulário de requisição do visto.

O visto de negócios (F) - exige carta de convite de uma instituição credenciada na China. Dentre estas incluem-se o Departamento de Relações Exteriores dos ministérios, as companhias comerciais nacionais chinesas ou empresas estatais.
O visto de trabalho (Z) - Exige permissão de trabalho ou licença para emprego remunerado emitida pelas autoridades trabalhistas chinesas e uma declaração de confirmação do empregador ou de uma instituição governamental chinesa.

Estudando chinês na China
Visto de estudante (X) – O visto de estudante pode ser requisitado diretamente do Brasil, exige carta de admissão da instituição educacional chinesa.
No entanto, muitas escolas orientam os seus candidatos a entrarem na China com um visto de turista, conhecer a Universidade e a cidade onde pretende viver, e assim que decidir é só entregar o passaporte, duas fotos, formulário, registro na policia local e o exame físico completo no hospital que a Universidade indicar (Confirme a necessidade deste exame antes com a Universidade).
Obs: O exame pode demorar uma semana para ficar pronto e o passaporte deve ser entregue a escola pelo menos uma semana antes do vencimento do visto de turista.

Vistos para esposa e filhos: É possível requisitar um visto para a esposa e filhos, mas é necessário ter os documentos de casamento e nascimento devidamente traduzidos em chinês antes de requisitá-los. Veja como é este processo no link Tradução Docs.

Estrangeiros casados com chineses: A china não concede dupla cidadania ou residência a estrangeiros, por isso estrangeiros casados com chineses ou filhos de nacionalidade estrangeira que desejam viver na China tem que requisitar um visto também. O ideal é entrar na China com visto de turista e então se dirigir ao PSB de qualquer capital com Passaporte, fotos, registro da policia local e documento de nascimento ou casamento traduzidos e autenticados (caso o casamento tenha ocorrido fora da China) e requisitar o visto.

Em relação a países como EUA e Brasil a China é bastante receptiva com os estrangeiros, e existe pouca burocracia na concessão de vistos, mas é importante observar algumas coisas antes de arrumar as malas.

Antigamente os brasileiros costumavam tirar vistos de turista ou negócios em Macau ou Hong Kong, pois estes eram concedidos sem muita burocracia pelas agencias destas cidades, no entanto hoje a China está tornando inviável a requisição de vistos em Macau ou Hong Kong para não residentes, os comissariados demonstram má vontade, as regras mudam o tempo todo e os vistos estão ficando cada vez mais caros e com menor validade.

O ideal é requisitar o visto de turista no Brasil mesmo, e se houver necessidade de mais tempo é só procurar o PSB da cidade onde você estiver hospedado na China e pedir uma extensão que geralmente é de 30 dias.

6 comentários:

  1. Voce poderia me dizer o significa a sigla psb?..desculpe a ignorancia mas eu nao entendi mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Tranquilo Luiz, realmente faltou o significado da sigla. PSB significa "Public security bureau", é o Departamento de Segurança deles.

    ResponderExcluir
  3. desculpe, mas fui pra china via hong kong e foi muito fácil tirar o visto para china de turista, saiu no outro dia e so teve que pagar. nao houve burocracia nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor "Anônimo", todas as informações sobre visto para qualquer país postadas em Blogs devem ser checadas nos canais oficiais antes, principalmente para a China, onde as regras do jogo mudam a todo momento. Em locais como Hong Kong e Macau existem regras especificas que são alteradas com frequencia, se fosse atualizar o post toda vez que ocorre uma mudança teria que viver e receber um salário para isso.

      O post da uma noção clara e geral sobre as questões de visto na China, sempre existem atalhos, que como disse, devem ser sempre checados nos canais oficiais.

      Desculpas aceitas.

      Excluir
  4. michele nunes04/02/2013, 09:15

    tenhoalgumas questões pra voce que enviei por email. agradeçoimensamente se puder responder, obrigada , Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Michele, recebido, em breve te responderemos esse email.

      Excluir