Serviços Bloqueados na China


Recebi uma pergunta de uma leitora chamada “Mimiu” sobre como funciona a internet aqui na China, a dúvida dela era que “se os Blogs são bloqueados aqui na Chin@, como poderíamos estar fazendo o “DentrodaChina” funcionar?”. Provavelmente alguém pode ter pensado que não passa de um “picareta” postando lá do Brasil, fazendo um monte de pesquisas no Google e dizendo que mora na Chin@, bem, depois que um cara na inglaterra inventou uma ativista síria léxica vivendo a “perseguição” durante a revolução árabe, e todo mundo acreditou, toda dúvida é válida.

Todos os serviços de Blog são bloqueados na Chin@, mesmo aqueles que não tratam de assuntos políticos (como é o caso deste), no entanto, muitos estrangeiros, como já utilizavam serviços de Blog e redes sociais muito antes de vir para China@ continuam acessando através de programas chamados “VPN”; a grosso modo, são programas que arrumam uma “jeitinho” para liberar o acesso a esses canais, isso também é amplamente usado dentro de empresas que tentam limitar o acesso de seus funcionários. Os VPNs podem ser encontrados em versões gratuitas ou pagas (pesquise “VPN” no Baixaaqui), as versões pagas são mais rápidas enquanto as versões gratuitas geralmente abrem várias janelas “popups” deixam sua Net muito lenta, mas ainda assim, são uma boa opção.

Os VPNs são muito utilizados na China, também como uma ferramenta de proteção dentro das empresas, mas as páginas para se fazer os downloads de seus instaladores (.exe) são também bloqueadas aqui na Chin@, sendo assim, se você vir morar na Chin@, baixe os instaladores ainda no Brasil.

Veja abaixo uma listinha de alguns sites que são bloqueados e também dos que estão liberados atualmente dentro da China@.

Sites e programas importantes atualmente bloqueados:
YouTube
Twitter (existe uma versão plagiada chinesa)
Google+
Facebook
Blogs (pegou geral, TODOS)
Wikipédia (atualmente não, mas é comum sair do ar)
BBC Inglês (atualmente não, mas é comum sair do ar)
CNN Inglês

Sites importantes liberados:
Sites brasileiros em geral
BBC Brasil
Google Brasil (Pesquisa e traduções)
Orkut
Flixste
Hi5
Linkedin
Skype (mas dentro da China você só vai conseguir baixar a versão chinesa)

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela sua atenção em responder a minha pergunta, fico mais aliviada agora indo viajar!
    Fiquei pensando em como faria as minhas pesquisas, falaria com as pessoas e etc.
    Realmente não sei o que eu seria sem o Deus Google.
    Hehehe

    ResponderExcluir