Por que os desastres naturais matam tanto na China?


Exército da libertação e populares ajudando no resgate em Zhaoqu, FOTO: AP

A China é uma potência mundial, quase todas as províncias tem capitais fantásticas, com boas infra-estruturas, e mesmo as que deixam a desejar para os padrões do primeiro mundo colocam a maioria das cidades brasileiras no bolso, mas qual seria a  razão de tantas pessoas morrerem em terremotos, deslizamentos e tufões na China?

A resposta não é difícil de encontrar. Com uma população de quase um bilhão e quatrocentos milhões de pessoas somente 30% (450 milhões) estão nos grandes e estruturados centros, sendo que 70% (cerca de 900 milhões) estão nas zonas rurais e cidades “menores”, com infra-estrutura precária. Não é difícil notar a diferença quando há um terremoto ou enchentes, as grandes cidades tem dezenas de afetados enquanto nas cidades das zonas rurais sempre morrem milhares.

O último evento desastroso na China ocorreu  há alguns dias na cidade de Zhaoqu, na região noroeste da China, uma das mais pobres. Já são confirmados mais de 1000 mortos, mas o número  final certamente é maior, já que são mais de 700 desaparecidos. A resposta da China é sempre rápida, em pouco tempo o exército já está nas regiões afetadas, ainda que pouco equipados fazendo o que podem para resgatar pessoas.

Fato é que o governo chinês já fez um trabalho fantástico em dezenas de grandes cidades, dando melhoria de vida para milhões de pessoas, ao contrário de emergentes como Índia e Brasil,  demonstrou que sabe compartilhar com seu povo um pouco do seu sucesso econômico, mas ainda tem o desafio gigantesco de fazer este “Bum” econômico chegar às periferias da China, ainda abandonados a governos locais corruptos.

6 comentários:

  1. É concordo com você. Como a maioria da enorma população chinesa esta em áreas de pobre infra-estrtura o dano será muito maior, como na Índia. Acho que o lugar geológico onde está a China é propício a desastres naturais. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado os desastres naturais e outros pela falta de infra-estrutura, e sempre fico entristecida. São pessoas enfrentando suas perdas,suas tristezas e infortúnio.
    Que o governo chinês consiga propocionar mais assistência aos menos favorecidos!
    Meu abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  3. Hermes passei para conhecer seu blog ele é not°10, show espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família e aceitei você como amigo no diHITT
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  4. É uma missão quase impossivel, mas creio que o povo chinês está no caminho certo.
    Obrigado pelo carinho amigos, o Blog é exatamente uma ferramenta pra facilitar a vida de quem viaja, principalmente pra China e informar sobre a nossa querida China.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Daniele Mendonça17/08/2010, 19:32

    Amores!!Vcs lembram de mim??Saudades!!
    Amei o Blog, coisa da China hein!!rsrsrrs
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Daniele, o seu comentário está sem foto, não te reconheci pelo sobrenome. De mais uma dica, rsrs

    ResponderExcluir