A China quer a Copa do Mundo também!



Bem, é claro que por mais apaixonados que sejam por futebol a seleção chinesa ainda não tem pretensões de conquistar uma Copa do Mundo, mas há algumas semanas a China manifestou interesse em sediar a copa do Mundo de 2026.

Em 2018 acaba esse negócio de rodízio de continentes (para aqueles que não sabem, a única razão do Brasil sediar a Copa de 2014), e a China tem grandes chances sim de sediar a Copa de 2026, as razões são diversas; promoveu uma excelente Olimpíada em 2008, segura, organizada, com transporte e hotelaria de qualidade, e apesar de não ter campeonatos regionais de futebol organizados, quase todas as grandes capitais já contam com grandes e estruturados Estádios, que com algum investimento (o que não é problema para a China) estariam prontos para receber jogos de uma Copa do Mundo em meses, estádios aliás que já foram utilizados para uma Copa do Mundo, a feminina em 2007, que decorreu sem problemas.

O futebol está longe de ser o primeiro esporte na China. Tênis de mesa, basquete, atletismo e até vôlei ocupam mais o tempo dos chineses, mas como tudo na China está na casa dos milhões, os fãs estão cada vez mais numerosos e nesta última Copa do Mundo (África do Sul) a China registrou a maior audiência da TV, com quase 24 milhões de telespectadores, que viram o jogo Grécia x Coréia do Sul, e isso sem a China ter se classificado para o Mundial.

Alguns problemas que foram notados nas Olimpíadas teriam que ser corrigidos, um deles seria fazer o governo entender que eventos de nível mundial como olimpíadas e copa do mundo não devem ser apenas organizados e seguros, devem ser também legais e interativos, pois só assim tomam forma de espetáculo. As olimpíadas de 2008 foram claramente montadas para quem ia aos estádios, não havia abertura para grupos internacionais ou locais fazerem programações nas ruas ou praças, os perímetros de segurança nos estádios eram quilométricos, elementos que fizeram com que o espetáculo se transformasse em uma chatice para o turista que não tinha ingresso para diversos eventos. A emissão de vistos também foi complicada, a validade diminuiu e os preços aumentaram consideravelmente e mesmo turistas que tinham parentes e amigos vivendo na China tiveram que fazer reservas em hotéis para conseguirem um visto. São pontos que a FIFA vai ter que negociar com o governo chinês se quiser mais um grande espetáculo de futebol como são todas as copas do mundo, porém competência, capacidade e organização a Nova China já provou diversas vezes que tem de sobra.

2 comentários:

  1. Pelos padrões atuais, acredito mesmo que a China não tenha dificuldade em organizar uma Copa Mundial de Futebol. Parece um futuro tão distante, que é estranho pensar o mundo daqui a 16 anos...
    Boa postagem, amigo Hermes.
    Meu abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  2. Sabia que voc~es não iam deixar de escrever sobre o futebol na china.mesmo sendo ausente das notícias de lá orei muito depois do acontecido da copa.Òtima postagem

    ResponderExcluir