Dólar: Comercial, Turismo ou Paralelo?


Dólar comercial, turismo ou paralelo?


Muitas vezes esbarramos com aquelas tabelinhas de cotação do dólar com varias opções e na maioria das vezes não temos a mínima idéia do que isso significa, não é difícil encontrar o significado destas diferentes cotações no Google, mas para tornar este Blog um pouco mais completo resolvi postar algo a respeito.

Modelo de Tabela:

COMPRA
VENDA
Dólar Comercial
1,7540
1,7560
Dólar Paralelo
2,0000
2,0000
Dólar Turismo
1,7100
1,8800
Dólar Ptax Bacen
1,7635
1,7643
 * Cotação em 1º agosto 2010, apenas para ilustração

Dólar Comercial
Em geral o valor divulgado pelos noticiários é o de venda do dólar comercial. Usado principalmente para calcular os preços das exportações e das importações, movimentações do governo no exterior também têm essa cotação como referência. Este também é a cotação observada pelo governo para expressar preocupação ou não na variação da moeda norte americana. O câmbio comercial também é utilizado para as transações do governo e para empréstimos de residentes no exterior, quando registrados no Banco Central.

Dólar Turismo
Cotação usada para aqueles que viajam para o exterior, o dólar que se compra em um banco ou casa de câmbio. É baseada nesta cotação que serão calculados os valores de suas compras com cartão de crédito no exterior. Não se esqueça de guardar o comprovante de compra destes dólares, ele pode ser requerido na hora do embarque.

Esta cotação parece estar sempre contra nós, turistas, ela nunca é tão vantajosa para a venda como a do dólar comercial, por isso sempre da uma impressão de que estamos sendo lesados pelo governo, eu acho que há um pingo de verdade neste sentimento, mas fazer o que?

Dólar Paralelo
O dólar paralelo é aquele que não passa pelo sistema oficial. É a moeda vendida informalmente, principalmente pelos doleiros, vai desde inocentes trocas entre amigos a transações ilegais, como tráfico.

Muitos dizem que esta cotação é sempre a mais cara, mas a verdade é que ela muitas vezes é a mais vantajosa para venda, o problema é a procedência e a veracidade destes papeis. Estimasse que mais da metade de todos os dólares que circulam no mundo sejam falsos, e a verdade é, alguém ai sabe diferenciar um dólar verdadeiro do falso?

Dólar Ptax Basen
As cotações variam muito durante o dia, por isso existe a cotação oficial, disponível apenas após o fechamento do mercado de câmbio: a Ptax. Esta taxa é uma média calculada e divulgada pelo Banco Central, e que serve principalmente como referência para contratos.

O Valor que você terá que observar na hora de adquirir dólares é o de VENDA, o de compra é o valor pago por instituições; casas de cambio, bancos, etc. Ainda podem incidir taxas de serviço sobre o valor da compra.

Veja também o Post: 4 Formas de Compra Dólar

Como é um dólar de verdade?

 Veja no link os detalhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário