Relações Abandonadas Brasil - China


 Fala sério! Não era assim que eu imaginava uma embaixada.

Tive oportunidade de visitar a embaixada do Brasil em Beijing (China) por pelo menos 3 vezes e nunca deixo de me surpreender com o abandono do Brasil com seus cidadãos na China, que não deixa de refletir o abandono da política externa Brasileira em relação a China, o maior parceiro comercial do Brasil com um volume de negócios da ordem de bilhões por ano.

É certo que a política externa não é o forte do governo Lula, no entanto as condições da embaixada do Brasil em Beijing são constrangedoras, os brasileiros são atendidos em uma salinha que mais parece uma agência dos correios da década de 70, os únicos dois funcionários brasileiros que conheci são muito educados, mas o atendimento na embaixada, desde a telefonista até o primeiro contato com recepcionistas é feito em espanhol (não me admira os gringos acharem que nossa capital é Buenos Aires), os funcionários chineses não falam português (um grande sinal de incompetência no recrutamento) são um poço de arrogância com os brasileiros que ali se dirigem. Certa vez o funcionário responsável pela emissão dos passaportes estava atrasado e quando um brasileiro questionou uma funcionária chinesa sobre o atraso, ela simplesmente o ignorou e fechou a porta enquanto ele ainda falava.

É possível também ver baratas e insetos andando pelo prédio nos horários de atendimento e apesar de já ter as novas máquinas para imprimir os passaportes “MERCOSUL” ,os passaportes até hoje usados são no modelo antigo e escritos a mão, graças a falta de treinamento dos funcionários da embaixada. Enquanto o presidente Lula prefere fazer constantes viagens a países de menor expressão e com poucas relações com o Brasil como Venezuela, Cuba, Bolívia e Irã, a China segue ganhando aquilo que o Brasil mais quer, total liderança regional e destaque mundial com um PIB de US$ 3764 trilhões (2009) com um mercado consumidor gigantesco que ninguém além do Itamaty parece desprezar.

As baratas, rachaduras e maus tratos de brasileiros na embaixada de Beijing são apenas um reflexo das ambições do Brasil em relação ao maior parceiro comercial que tem. Nunca na história deste país vimos uma política externa tão mal feita. Em 2008 o próprio Lula chegou a criticar o corpo diplomático tão reduzido na embaixada de Beijing, como se a decisão de aumentá-lo não fosse dele mesmo! Quando será que o Mr. Lula vai entender que populismo não faz uma nação crescer?!


dentrodachina@hotmail.com

Um comentário:

  1. ACHO QUE DEVERIA TER MAIS INTERESSE DOS NOSSOS GOVERNANTES SOBRE ESTE ASSUNTO TÂO SÉRIO E IMPORTANTE PARA O BRASIL .

    ResponderExcluir