Perguntas frequentes sobre a China


(Informações básicas sobre a China como moeda, fuso horário estão na Aba “China”.)

Tenho que me registrar na polícia assim que entro na China?
Sim, se for se hospedar em alguma residência por mais de 24 horas. Nos hotéis eles farão este registro para você. Mesmo se você já mora e é registrado em outra cidade, ao visitar outros lugares deve se registrar.

Posso circular livremente dentro da China?
Sim, com o visto correto, mas mantenha sempre seu passaporte em mãos.

Quais são os tipos de visto utilizados na China?
- O visto de turista (L) em geral é de 90 dias e requer um itinerário impresso fornecido pelo agente de viagens.
- O visto de negócios (F) exige carta de convite de uma instituição credenciada na China. Dentre estas incluem-se o Departamento de Relações Exteriores dos ministérios, as companhias comerciais nacionais chinesas ou empresas estatais.
- O visto de trabalho (Z) exige permissão de trabalho ou licença para emprego remunerado emitida pelas autoridades trabalhistas chinesas e uma declaração de confirmação do empregador ou de uma instituição governamental chinesa.
- O visto de estudante (X) exige carta de admissão da instituição educacional chinesa.

Qual o código de discagem para a China?
O código internacional é 86

Estando na China em trânsito (menos de 24 horas) não saindo do aeroporto, preciso de visto?
Se fizer escala na China e estiver no aeroporto menos de 24 horas sem sair, não precisa de visto. Se for necessário sair, pode pedir uma autorização no aeroporto.

Como é o serviço de táxi no país?
Os táxis chineses são bons e baratos, mas pode não ser tão fácil se locomover por este meio pelo fato dos taxistas não falarem nada de inglês e gostarem de dar voltas com os passageiros, por isso é importante escrever o destino em caracteres chineses, assegure-se de que os motoristas ligarão o taxímetro.  A tarifa varia de 1 a  2 RMB (remembí) por quilômetro com mais algum valor já na entrada.

Onde é possível trocar moeda estrangeira por RMB na China?
Reais não são aceitos, mas o Banco da China e muitos outros bancos autorizados oferecem serviços de câmbio para muitas moedas estrangeiras no país. Os principais hotéis, restaurantes e lojas também fazem conversão de moeda estrangeira em RMB. As leis chinesas proíbem a circulação de moedas estrangeiras e a liquidação de contas com essas moedas.

É comum se utilizar cartões de crédito na China?
Os cartões de crédito estão se tornando populares, mas os viajantes devem conservar dinheiro suficiente para pagar refeições e compras cotidianas. Os cartões de crédito internacionais são aceitos nos principais hotéis e em algumas lojas de departamentos. Os travelers cheques são largamente aceitos e facilmente descontados.

Qual a voltagem elétrica na China?
Na China a voltagem elétrica é 220 volts, 60 Hz; fases 1, 3, com 2 e 4 fios. Alguns hotéis também oferecem tomadas de 110 volts. As tomadas são de três pinos inclinados, dois pinos chatos ou três pinos redondos. Recomenda-se levar um adaptador internacional múltiplo para a Ásia.

Posso trabalhar com o visto de estudante?
Não, apesar de muitos estudantes darem aulas de inglês, não é permitido trabalhar legalmente com o visto de estudante dentro da China.

É verdade que os chineses comem cachorro e vermes?
Assim como nós, a maioria dos chineses não comem este tipo de animal, mas é comum encontrar em toda china chineses que comem, principalmente na região de Cantão.

Poderei dirigir na China? É necessário alguma licença especial?
A carta de condução internacional não é válida na República Popular da China. Para turistas, é difícil conduzir na China. Para quem vai trabalhar para a China, terá de trocar a carta de condução.

É permitida a pratica religiosa ou a pregação dentro da China?
Somente dentro dos espaços oficiais. Fora deles é proibida a pregação ou divulgação de qualquer crença, tanto as ocidentais quanto as orientais.


Se tem alguma pergunta (com ou sem resposta) que deseja acrescentar, basta postar. Ajude a completar este Post.

42 comentários:

  1. Achei super legal este post....uitil! Ah, quem sabe possamos fazer negocios, vc e eu, ai na china, nao é?..abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Moisés, sempre há espaço para negocios na China, se eu não puder ser seu parceiro, certamente recomendaria alguém bom de serviço de acordo com seu interesse.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou planejando uma viagem à China para o ano que vem. As cidades principais da minha visita serão Pequim, Xangai e Hong Kong, na verdade Hong Kong eu acrescentei vc acha que vale realmente a pena ir.
      Obrigada

      Excluir
  3. Seu post esta super legal!! Quem e casado com chines consegue um visto para morar na China por mais de um ano? Eu estou indo morar na China agora com meu marido que e chines mas estou com medo de meu visto vencer e eu nao conseguir entrar de novo na China... Eu nunca sai do Brasil entao tenho milhares de duvidas se vc puder me ajudar com algumas duvidas eu agradeco muito. Meu e-mail e shosla@hotmail.co.uk
    Grande abraco

    ResponderExcluir
  4. Só para constar aqui, existe uma modalidade de visto para quem é casado com um chinês sim, os detalhes já foram respondidos para a "shosla@hotmail.co.uk" via email.

    ResponderExcluir
  5. Olá Hermes. Tenho uma namorada que mora na China e gostaria de visitá-la por mais de 30 dias. Já fui na China duas vezes com visto de turista, mas com validade de 30 dias. Gostaria de saber qual seria o mais recomendado para obter um visto para estadia superior a 30 dias. Meu email é raphael . ribas @ gmail . com (sem os espaços).
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Hermes..gostaria de uma informacao, sei que vc ja deve ter respondido antes mas nao peguei a resposta...Queria saber se tem algum tipo de visto para brasileiros que sao casados com chineses, no meu caso a minha esposa eh chinesa e eu tenho a intencao de morar por la...quais documentos necessarios e se eh complicado fazer este tipo de visto..meu email luiz_coquetsu@hotmail.com
    Desde ja agradeco a informacao..
    Ps.: Muito bom este seu Blog, Parabens

    ResponderExcluir
  7. Prezado Hermes,
    Eu estava morando na China no ano passado e encontrei uma namorada por lá. Faz pouco tempo que voltei para o Brasil e talvez eu volte a morar na China somente no final desse ano. Eu gostaria que a minha namorada pudesse vir me visitar, conhecer minha familia e ver se gosta do Brasil.
    Sei que não é muito fácil para um chinês sair da China. Ela não tem renda suficiente para comprovar os custos da viagem e estadia no Brasil. Sei também que chinês só consegue sair da China em um grupo de viagem e através de uma agência de viagens.
    Qual seria a maneira mais fácil para ela vir? Existe alguma maneira de eu comprovar que vou bancar todos os custos da viagem dela?
    Agradeço antecipadamente pela ajuda.

    Eleandro

    ResponderExcluir
  8. Olá Eleandro, quero te pedir desculpas pela imensa demora em responder seu Comentario. O Blogspot está bloqueado aqui na China, e só hoje consegui arrumar um VPN adequado para postar algo e responder para você.
    Não posso dizer que não há um jeito para sua namorada ir para o Brasil. Infelizmente eu não conheço, todos os chineses que conheci que buscaram um meio legal de ir para o Brasil, fora de um grupo fechado de turistas, sem ter como comprovar os custos da viagem e retorno tiveram o visto negado. Essa é uma das grandes reclamações dos chineses e brasileiros em relação a concessão de vistos para chineses, inclusive para funcionário de empresas é muito difícil e burocrático, como tudo que tem haver com o Brasil, lento e burocrático.
    Para chineses casados com brasileiros isso seria relativamente fácil, mas para namorados o normal seria o visto ser negado mesmo.
    Se conseguir um modo para resolver seu problema, não esqueça de postar aqui a sua experiência para podermos enriquecer o Blog ainda mais.
    Novamente peço desculpas pela demora.
    DentrodaChina

    ResponderExcluir
  9. Olá.. Meu esposo foi contratado para trabalhar ai na china. Ainda estou no Brasil e estou querendo levar a minha empregada domestica para trabalhar conosco ai na China. VAmos morar em Nanjing ele irá trbalhar no JIangsu Sainty FC. Gostaria de saber o que preciso fazer para levar uma empregada domestica ? qual o visto? e como fazer para tirar o visto.? Preciso urgente de ajuda.
    Se puder me mandar um e-mail respondendo ou me add no msn eu agradeço: thata.morais88@hotmail.com
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  10. Ola Brother,

    Vc sabe se posso mundar ou extender meu visto de turista ai na china? Como se processa?

    Abraço,

    Edson mineirinho (edsonivana@yahoo.com)

    ResponderExcluir
  11. Olá Edson, obrigado por escrever para o DENTRODACHINA. Em outro lugar no Blog vc vai encontrar essa resposta, entre na opção “Vistos China” ou neste link: http://dentrodachina.blogspot.com/2010/10/vistos-china.html

    ResponderExcluir
  12. Ola, meu namorado e eu estávamos estudando na Australia e agora estamos viajando por alguns lugares na Asia. Estamos na indonesia e nosso próximo destino e a China porém nao temos o visto. Conseguimos tirado mesmo no aeroporto? Vamos ficar 7 dias, encascamos dia 23/05/11 e já estamos com o hotel reservado tmb. Meu e-mail tania.Padua@hotmail.com, obrigada!! Tania

    ResponderExcluir
  13. Olá Tânia, a informação que tenho é que para a China continental você só obtém vistos nas embaixadas (pagando uma taxinha vc consegue isso de dia para o outro), não sendo possível pegar ele nas Duanas ou aeroportos. Se vc tiver uma experiência diferente disso, poste aqui no Blog para nos mantermos atualizados.

    Uma opção interessante é entrar por Macau ou Hong Kong, para lá brasileiros “não precisam de visto” (na verdade é um visto de 3 meses, pré aprovado). Isso é pego no aeroporto ou em qualquer Duana e é gratuito. De lá é possível ir a um consulado chinês e aplicar para o visto de turista, que pode ser pego como normal ou com urgência (sai no outro dia).

    Att.
    DentrodaChina

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou indo estudar em Shangai em Janeiro, ouvi dizer que o google não é liberado la, mas como esse blog é do blogspost então fiquei em duvida.
    Como funciona as questões de internet?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde, qual e como você fez a inscrição para estudar em Shanghai

      Excluir
  15. Olá Mimiu. Atualmente o site da Google Brasil está funcionando normalmente e o Orkut também, mas o Facebook e qualquer coisa que tenha a ver com Blogs estão bloqueados por tempo indeterminado.

    Para acessa-los vc precisa de um VPN, um tipo de programa que vai te habilitar a entrar neste canais. Existem alguns gratuitos (procure no Baixeaqui.com.br), mas eles deixam sua net muiiiito lenta e tem muitos popuups, o ideal é vc comprar ai no Brasil ainda um VPN para poder ficar tranquila aqui.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Dentro da China.
    Meu nome é marcos e eu trabalhei durante 7 anos no Consulado Geral da China Em São Paulo.
    Atualmente estou trabalhado só com vistos para a China.
    Gostaria que vc nos visitasse no nosso site.
    www.chinavistos.com.
    Estamos todos os dias no Consulado em SP , e sempre trazendo informações atualizadas para obtenção de vistos para a China.
    Gostariamos que vc colassem um atalho em seu site do nosso site China Vistos, muita gente iria se benificiar com essa parceria ok,aguardo seu retorno.Obrigado

    ResponderExcluir
  17. Ops: www.chinavistos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Marcos, será um prazer colocar um atalho do seu site aqui sim. No mais puro espirito chines de reciprocidade, se rolar um link do DENTRODACHINA no seu site será ótimo.

    Qualquer coisa que precisar, estamos DentroDela pra ajudar.

    Abraços da Equipe DentrodaChina

    ResponderExcluir
  19. Amigo Moisés já deixei um pequeno link para acessar seu site,da uma olhada lá abraços.

    ResponderExcluir
  20. Olá Marcos, vi o Banner que colocou, também coloquei um sobre o CHINAVISTOS no final da postagem, vou manter assim.

    Apenas quero pedir que preserve o nome do criador do Blog (Hermes), agora estamos trabalhando em uma equipe e gostariamos de manter essa cara para o Blog, assim, pode nos identificar como Equipe DentrodaChina.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  21. Ola Dentro da China, eu e meu marido estamos indo para Beijin em fevereiro, e gostariamos de saber se vc conhece algum guia que fale portugues por lá ????
    Grata Selma

    ResponderExcluir
  22. Olá Selma, existem guias chineses que arranham um portugues, mas eu não conheço estes, os que conheço são brasileiros que também fazem serviço de guia, mas cobram no minimo 70 dolares por dia. O serviço é muito bom. Sua viagem é de negocios ou turismo? Por quantos dias? escreva para dentrodachina@hotmail.com (o email estava com problemas, mas agora já está tudo normal)

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal, preciso muito da ajuda de vocês!

    Tenho uma namorada na China e gostaria de visita-la (isso seria fácil com um simples visto de turista L), mas estamos querendo nos casar e eu quero morar com ela na China. Só que entre o noivado e o casamento deve levar um tempo de no mínimo 6 meses. Como faço para conseguir ficar na China com esse tempo. Poderia também me indicar alguns sites para eu enviar meu curriculum para trabalhar na China ? Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João. Vc pode visitar ela com um visto de Turista, quando estiver proximo do vencimento é só ir no PSB e pedir uma extenção. Para ficar aqui por uns 6 meses sem problemas se matricule em uma escola de idiomas para estudar mandarim, vc pode entrar com o visto de turista e procurar a escola aqui mesmo. Um site para enviar um curriculo dependeria de qual cidade vc pretende ficar, não temos contato em todas.

      Abraço

      Excluir
    2. O brigado pela resposta!

      Para eu me matricular em uma escola de idiomas para estudar mandarim eu tenho que levar algum documento especial ? Ao ir para a China preciso mandar traduzir todos os meus documentos me chinês ?

      Desde já obrigado!

      Excluir
    3. Olá JOão, vc só precisa do passaporte. Se tiver algum diploma seria legal traduzir tbm. Leia como na opção tradução de docs.

      Excluir
  24. Ela estuda em Pinghu Jinlong WanzHouqu Chongqingshi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos contatos em Chongqing, apesar de ser uma grande cidade, mas com certeza lá existem boas escolas de mandarim, venha com o visto de turista e procure tranquilamente que da tempo.

      Excluir
  25. Com dez mil dólares eu consigo autorização para entrar na China com o visto de turista por 30 dias e depois fazer a renovação para mais 30 dias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver um visto de 30 dias conseguirá mais 30 tranquilo.

      Excluir
  26. Tanto para estudar como para trabalhar na China, qual o idioma eu devo estudar, inglês ou mandarim, qual é prioridade nestas condições ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há não ser que a sua ideia seja fazer uma ponte direta entre uma empresa brasileira e as empresas chinesas as duas (chinês e inglês) SÃO IGUALMENTE IMPORTANTES. Uma empresa não contrataria um estrangeiro simplesmente por falar chinês, eles querem alguém que domine o mandarim e o inglês (e isso pode ser encontrado nos próprios chineses), a sua diferença é que você falaria além dessas duas também o PORTUGUÊS, o que te deslocaria do grupo comum.
      O ideal seria vc pegar um inglês básico e vir pra China estudar mandarim. Aqui vc iria com certeza desenvolver os dois rapidamente.
      Abraço

      Excluir
  27. Tenho uma namorada chinesa que nasceu e vive na China, estarei indo para a China dentro de 2 anos para nos casarmos em Chongqing. Gostaria de saber se com o casamento eu posso ter permissão para morar e trabalhar na China !? Em média, quanto custa uma casa e apartamento de 2 quartos em uma região mais afastada em Chongqing em real (R$) ? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, após se casar vc ganha uma permissão, na verdade um visto, que é renovado anualmente (isso muda a todo tempo, mas hoje é isso). A inflação imobiliaria aqui come solta, então vc teria que checar com a sua namorada os valores imobiliarios de hoje em Chongqing.

      Excluir
  28. Olá marcos, sou prof. de Ed. fisica e prof de categorias de base no futebol... tenho visto que a modalidade na china tem crescido muito e me interessei pela possivel possibilidade de conseguir algo na china... e preciso de orientação sobre o assunto, vc poderia me dar as coordenadas?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo visto errei o nome, foi mal.

      Excluir
  29. Olá Hátila, aqui tudo funciona na peixada, se tiver alguem te indique para trabalhar em uma empresa confiavel com certeza valerá a pena, pq o mercado realmente é muito grande. Alguns vem aprender chines e neste tempo se relacionam e buscam opções para trabalhar na área, mas eu não recomendaria, o negocio seria sair do Brasil com algo certo para se trabalhar aqui.

    ResponderExcluir
  30. olá!!! estou pensando ir a china na feira de cantão ediçaõ abril de 2013, teria como me indicar um guia para me acompanhar???

    ResponderExcluir
  31. Olá, estou pretendo ir a china na feria de cantão em abril de 2013, teria como me indicar um guia e os valores aproximados??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, qual é data (fase) que vc pretende visitar a feira? Me deixe saber os dias exatos, que vou tentar ver alguem pra te ajudar.

      Excluir