Comparando os Programas de Milhagem



A partir do início de agosto a Smiles (Varig/Gol) e a TAM Fidelidade (TAM) começam suas promoções de “milhas reduzidas”, emitindo bilhetes com apenas 4 (quatro) mil pontos por trecho para todo o Brasil.

Tenho amigos que viajam há anos pelo Brasil e pelo Mundo e incrivelmente não participam de nenhum programa de milhagem, simplesmente não se importam, não sabem que estão jogando dinheiro no lixo, continuam a pagar continuamente por passagens que poderiam sair de graça.

As pessoas não se inscrevem em programas de relacionamento por diversos motivos:  pensam que o cadastro pode ser complicado; que haverá alguma taxa de adesão,;  não tem ideia de como acumular pontos; acham que é um bicho de sete cabeças a emissão de um prêmio ou bilhete.

Com o avanço da internet e graças a melhorias feitas nos sites tudo agora está muito simples. Vou fazer uma abordagem dos dois principais programas de fidelidade que existem nas Cias aéreas brasileiras, o Smiles e o TAM Fidelidade.


Como me cadastro em um programa de fidelidade?
Em ambos o cadastro é feito de forma muito simples em seus sites e são inteiramente gratuitos. 

Como faço para acumular pontos (milhas)?
Existem diversas formas, as duas mais comuns são através de viagens aéreas e compras com cartões de crédito.
Pontos de vôos: A forma mais fácil de cadastrar seus pontos de vôos é apresentando o seu cartão do programa na hora do Checking, mas você também pode cadastrá-los nos sites dos programas.
Cartões de Crédito: Use seus pontos de relacionamento, transferindo-os para seu programa de fidelidade. Em alguns casos como o Bradesco é necessário pagar uma taxa para começar a utilização, em outros como o BB é automático. Cada banco tem um sistema diferente, no Banco do Brasil tudo é feito de forma muito simples por internet, no caso do Bradesco somente pelo Fone fácil, em ambos a primeira transação tem que ser feita com um mínimo de 5000 pontos e uma taxa de R$ 20 por transação. 

Posso transferir meus pontos de relacionamento do Banco para qualquer pessoa que tenha programa de milhas?
Não, você só poderá transferir seus pontos de relacionamento para uma conta própria. 
Alguns Bancos permitem que você transfira seus pontos de relacionamento para membros de sua família que possuam conta no mesmo banco, ou seja, você vai transferir estes pontos para outra conta bancaria. É necessário que a pessoa que vá receber tenha um mínimo de pontos de relacionamento presentes na conta. É cobrada uma taxa para este tipo de transação.

Realizei  uma viagem com minha família. Posso solicitar que a pontuação referente a esses bilhetes seja creditada em meu programa de milhas?
Não. Você pode registrar estes pontos apenas os vôos realizados pelo titular do cartão. É permitido fazer o cadastro dos pontos das crianças a partir de 2 anos completos (questione no balcão).
 
De quantos pontos eu preciso para emitir um bilhete?
Geralmente você precisará de 10.000 pontos para emitir uma passagem, mas é ter comum promoções para emitir um bilhete com 4, 6 ou até 2 mil pontos.

Como faço para emitir um bilhete com minhas milhas?
Tudo é feito de forma muito simples e online ou por telefone.

Posso emitir um bilhete para qualquer pessoa?
Sim. Se seus pontos estiverem próximos de expirar doe-os. 


Posso vender estes bilhetes?
Não, pelas regras dos programas não é permitida a venda destes bilhetes. 


Emitindo um bilhete com milhas, tenho que pagar algo?
Não existe taxa para emissão de um bilhete, mas será cobrada a taxa de embarque, cerca de R$ 30. 


Posso ganhar algo além de bilhetes aéreos com estes pontos?
Sim, os programas de milhas também disponibilizam outros tipos de prêmios, mas em minha opinião apenas as passagens aéreas valem a pena.

Comparativo dos principais programas de fidelidade

SMILES
TAM FIDELIDADE
Os Bilhetes Smiles poderão ser emitidos para trechos de somente ida (One Way), ida e volta (Round Trip) ou ainda ida e volta para destinos diferentes, por exemplo: 1º trecho: Congonhas - Brasília // 2º trecho: Brasília - Galeão (Open Jaw);
Caso emita-se somente para um trecho (ida, por exemplo) é necessária a compra do outro trecho (volta) em vôo TAM (caso a TAM não opere a rota desejada, esta emissão não será permitida).
Para vôos Gol/Varig a emissão pode ser efetuada com até 11 meses de antecedência ao vôo desejado e até 3 horas antes do vôo.
É necessária uma antecedência de 7 (sete) dias antes do vôo.
Ao atingir as categorias do Programa Smiles, seja por promoções ou pelo procedimento regular, mesmo utilizando seu saldo não perderá a categoria nem seus benefícios, sendo que somente é necessário atingir a pontuação anualmente para manter-se na categoria.
No programa Fidelidade TAM você tem que manter um mínimo de pontos em sua conta para se manter em uma categoria.

A emissão de bilhetes Smiles pode ser efetuada tanto na Baixa quanto na Alta temporada sendo que, a tabela de prêmios não se altera devido ao período de viagem mas podem ocorrer também promoções de milhas reduzidas.
Período de BAIXA temporada para a utilização de pontos:
- 15 de março a 31 de maio.
- 16 de agosto a 30 de novembro.

Período de ALTA temporada para utilização de pontos:
- 01 de dezembro a 14 de março.
- 01 de junho a 15 de agosto.
Atendimento Online: 24 horas por dia, 7 dias por semana em tempo real(CHAT);
Não tem atendimento online
As milhas na conta do Participante Smiles terão validade de 3 (três) anos completos
As milhas na conta do Participante Smiles terão validade de 2 (dois) anos completos
Prazo para reivindicar pontos de milhas de 6 meses.
Prazo para reivindicar pontos de milhas de 30 dias (em média).
Parcerias de vôo: Gol, Varig, Air France, American Airlines, Delta Air e Puma Air
Parcerias de vôo: Star Aliance (Forte aliança de varias grandes empresas)


2 comentários:

  1. Olá, Você me adicionou como amiga no dihitt e vim aqui conferir seu blog.
    Estamos na mesma situação,afinal, somos brasileiros morando fora escrevendo sobre nossas experiências , gostei muito.

    Quanto ao post, como você falou, eu era uma dessas brasileiras que nunca tinha me afiliado a nenhum programa de milhagem mesmo viajando por aí faz tempo, mas agora isso mudou e minha opção foi pela air france, já que é a companhia que eu mais utilizo, mas ainda não resgatei minhas milhas...

    Abraços e boa sorte pra vcs aí...
    visitarei seu blog sempre!

    ResponderExcluir
  2. é um prazer receber sua visita Karine, se quiser postar um comentario neste Post quando tiver tido a experiencia de resgate de suas milhas seria interessante. A Air France é um ótima empresa e tem um sistema de milhas muito bom, inclusive com parceria com a brasileira Smiles (Gol/Varig)
    Abraços

    ResponderExcluir